03/08/2009

Prazer e Consciência - Ricardo Guimarães(Rev.Trip, 7/09)

Quanto prazer é possível tirar de uma experiência? Acho que muito mais do que a maioria das pessoas espera.

Dissociar prazer de seu significado faz com que a gente perca o melhor da festa. Pelo simples fato de o ser humano ter sido feito com outros corpos além do físico. É uma pena que essa dissociação tenha se tornado mais frequente na sociedade contemporânea.

Conseguimos liberar o corpo, mas ainda não estamos conseguindo integrá-lo com a cabeça. Parece que cada um foi para um lado, com sérios prejuízos para os dois


O prazer é mestre porque aponta o caminho da satisfação e da realização. O que precisamos é ampliar a consciência para poder tirar mais do mesmo. Consciência sobre sua própria identidade para saber para que serve e o que fazer de sua vida. E consciência sobre sua circunstância para saber o que fazer para cumprir o seu destino. O corpo já encontrou os seus limites. E o prazer sensorial no limite do corpo é pequeno demais perto do potencial que nós humanos temos para viver e realizar.

Lembro da heroína que deu nome ao filme mais tesão de minha geração - Emanuelle -, que precisou esgotar todo potencial sexual de seu corpo para estar pronta para o amor. Pode ser que isso esteja acontecendo no mosso processo civilizatório. Tomara.

- Ricardo Guimarães, 60, presidente da Thymus Branding.

02/08/2009

Objetivos da Escola - O que somos e o que não somos

A Escola da Consciência é uma área de pesquisa e vivências,físico e virtual, aberto à todos que desejem compartilhar caminhos de descobertas, onde a compreenção de que a vida é uma oportunidade e uma benção para despertar. É um espaço de acesso à tecnologias que podem levar o homem à dimensões além do conhecido, do habitual, do condicionado e convencional. A Escola oferece uma via libertária, em que podemos avaliar o percurso do karma ao dharma. É um caminho da realização dos ideais de verdade, beleza e de ação correta. Trabalhamos no sentido da saúde integral, da criatividade e da superação de obstáculos que nos impedem de perceber que o sentido do viver é amar, desfrutar e realizar-se. Reconhecer limites e possibilidades, aprofundar o reconhecimento do diamante, do valor e da paz que constituem o legado da vida à toda humanidade.Não importa a condição social, raça e opções religiosas. Espiritualidade não está diretamente ligada à religião ou a qualquer caminho que nos seja imposto por terceiros. O consciência, e suas múltiplas dimensões, é parte do ser, assim como o corpo, os sentidos, as emoções, o pensamento e o mundo em que estamos.
A Escola da Consciência não é um centro de tratamento clínico e psicoterápico.
Não nos focalizamos em curar pessoas, tratá-las de enfermidades, usar qualquer medicamento, rezas, trabalhos de magia, previsões ou qualquer interferência na vida de ninguém. Nossa intenção é mais didática, pedagógica e de prestar informações. Nossos recursos técnicos visam aprofundar o contato consigo mesmo, a visão interior, facilitar a expressão do eu verdadeiro, sem mentiras e manipulações. A Escola não pretende mudar ninguém, alterar a maneira de ser, fazer correções, dar prêmios ou punições, ou aplicar quaisquer influência sectária, filosófica e religiosa. Desejamos que cada um encontre a si mesmo e possa se libertar daquilo que acha nocivo, pertubador e incoerente em sua maneira habitual de ser. O objetivo principal é dar-se conta, saber e refletir sobre sua história, seus resultados e tirar suas próprias conclusões.Estudamos, pesquisamos e discutimos formas de tornar nossa própria vida e a dos demais melhor.Expandir a consciência é expandir a si mesmo, pois o Universo é consciência.

Sexo e Consciência - Mantak Chia

O universo congrega diferentes tipos de energia dinâmica, ou chi. O Tao, ou o "caminho", para cada homem é transformar criativamente sua energia ao longo de uma vida rumo ao seu estado original de equilíbrio harmonioso. A essência sexual, ou ching, é uma energia vital poderosa, gerada continuamente dentro do corpo humano. O impulso sexual impele o curso da evolução do homem biologicamente através da transmissão da linhagem genética. Emocionalmente, ele harmoniza o amor entre homem e mulher e, espiritualmente, proporciona um elo tangível entre os poderes criativos "comuns" do homem e o eterno processo criativo do cosmo. O refinamento da consciência da energia sexual - com ou sem parceiros - é a uma das formas simplistas de o ser humano retornar à consciência pura e vivenciar os mais profundos ritmos da vida.
- Mantak Chia, em Segredos do amor taoista.

Quando os parceiros estão abraçados, bem juntinhos, energias sutis Yin e Yang se concentram formando vórtices, desde os órgãos genitais até o topo da cabeça.

Tao do Amor e do Sexo - Michael Winn

Michael Winn
A pratica taoísta do cultivo do chi, ou ki(japonês), concentra-se na integração das energias sutis ou divinas no corpo humano, com o objetivo de alcançar um equilíbrio dinâmico de energias opostas chamadas yin e yang. O Tao, que se manifesta em forma sempre mutante , é a soma indescritível e a fonte absoluta dessas energias. Os taoístas, sendo práticos, propunham que um homem pode começar com a energia mais acessível, ou seja, a atração sexual entre homem e mulher, e usar isso como trampolim para esferas mais sutis.
Michel Winn é editor geral da Taoist Esoteric Yoga Encyclopaedia e instrutor do Healing Tao Center de Nova York.