23/10/2009

Desenvolvimento horizontal e vertical

Nosso caminho na vida evolui através de um processo de desenvolvimento ou desdobramento, que provoca um fluxo de novas descobertas, à medida que o que estava oculto se revela e o que era obscuro se torna acessível e claro. Pelo menos dois tipos diferentes de desdobramento operam no desenvolvimento humano: um desdobramento gradual, ou "horizontal", no qual novas descobertas e desenvolvimentos aparecem aos poucos, cada um apoiado naqueles que vieram antes e, também, uma ocorrência "vertical" súbita e surpreendente, na qual uma percepção mais ampla e profunda irrompe inesperadamente na consciência, trazendo uma nova visão das coisas. O processo orgânico de desdobramento revela a natureza criativa criativa da experiência humana, além de mostrar como a mudança terapêutica, a criatividade e as formas mais radicais de despertar espiritual estão todas relacionadas entre si.

Meditação. OSHO

Meditação não vai te dar a iluminação. Nenhuma técnica jamais te fará iluminado; a meditação é uma técnica. Meditação pode apenas preparar o terreno. Meditação pode apenas fazer algo negativamente; o positivo - a iluminação - virá por si mesma. No momento que você estiver pronto, ela sempre acontece.

Sou eu ou outra coisa? Annamalai Swami

Eu sou um homem. E uma vez que saiba que sou um homem, qual a necessidade de pensar que sou um homem.Mas se eu penso que sou algo mais ou alguém diferente, então eu devo primeiro saber e reconhecer que sou um homem. E então abandonar a ilusão que sou algo mais.
Os vasanas - as tendências latentes, condicionamentos e hábitos que a mente carrega por muitas vidas, impedem a realização do estado de plenitude. Essas tendências aparecem e cobrem a verdade. É por isso que você deve ser inquirir "Quem sou eu?" e "a quem isto está acontecendo?" Esta pratica irá erradicar os vasanas.

21/10/2009

Desvio Espiritual - John Welwood

Criei o termo "desvio espiritual", em 1984, para descrever a tendência bastante comum entre os buscadores espirituais ocidentais de utilizar idéias e práticas espirituais como forma de evitar as questões emocionais não resolvidas. Descrevo o trabalho de transformação interior girando em torno de três princípios, ou seja, o céu(desapegar, soltar), a terra(a consciência do aqui e agora) e o humano(o despertar do coração) e mostro que as práticas psicológica e espiritual podem funcionar bem com estes três princípios nas suas diferentes áreas de atuação.

Oriente e Ocidente na busca interior

Enquanto a sabedoria do Oriente iluminou a natureza última do ser - além do mundo, além do indivíduo, além dos relacionamentos humanos e além da história humana - a sabedoria do Ocidente trilhou um caminho diferente. As tradições de sabedoria do Ocidente ensinam que não estamos aqui apenas para realizar nossa natureza divina, mas
para encarná-la em um corpo humano. Se Oriente se concentrou na dimensão vertical, o Ocidente se concentrou na horizontal - a vida do indivíduo ao longo do tempo.